terça-feira, 22 de março de 2011

Carros Antigos


Inicio do Automóvel
História - História do Automóvel
Em 1769, na França, Nicolas-Joseph Cugnot usou um motor a vapor para movimentar um veículo, um fardier de três rodas, mas o automóvel com motor de combustão interna foi inventado na Alemanha, só em 1885, por Karl Benz e Gottlieb Daimler.

Pouco tempo depois,  Henry Ford passou a fabricar carros em série. O primeiro carro foi o Ford modelo T, fabricado de 1908 a 1927. O modelo T vendeu mais de 15 milhões de carros.
G. E. Sellden afirmou ter inventado o automóvel antes de Henry Ford. Henry afirmou ter inventado uma versão mais avançada. Sendo os modelos T, de Henry Ford, mais populares, depressa entrou na bancarrota. Tentou vender automóveis construídos por si, mas sem sucesso.











Ford Modelo T








No Brasil o primeiro carro desenbarcou no porto de santos trasido pelo conhecido "pai da aviação" Alberto Santos Dumont, o carro era um reluzente Peugeot, com motor Daimler a gasolina, de 3,5 cv e dois cilindros em V, conhecido pelos franceses como voiturette.








Peugeot Voiturette
É ainda hoje complicado definir qual o primeiro automóvel (estrutura móvel autónoma) nascida nos “fins dos fins” do Século XIX, pois ainda existem desacordos entre quem validou a primeira patente e quem realmente criou o primeiro carro. Contudo está confirmado e assinado, com consentimento de especialistas, que o primeiro carro nasceu em 1886. Nas instalações pré-automoveis de Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach. Estes constroem o primeiro modelo, mas no mesmo ano, quem regista a patente do primeiro automóvel do mundo é Karl Benz, um outro alemão que desde miúdo assustou a professora da escola ao dizer: “Sonho com um veículo que se mova com um motor próprio, como uma locomotiva, que não ande sobre carris, mas em qualquer estrada, tal como uma carruagem”.
Assim sendo, já não existem duvidas, que o automóvel nasceu na Alemanha.
 
1º Automóvel do mundo patenteado, criado por Karl Benz
Mas como falava, e bem o menino Benz, as estradas eram antes de nascer o (auto)móvel, percorridas por objectos de tracção animal, chamados de carruagens.
As carruagens ou coches são os antepassados dos automóveis, nos quais os cavalos não eram mecânicos, “alojados dentro do motor”, mas seres vivos de carne e osso. Não será por acaso que se chama ao potencial de força do motor de “cavalagem” traduzidas em CV em Portugal ou BHP em Inglaterra...
Este modo de viajar foi o mais globalizado de sempre antes do aparecimento do “auto”. Realmente não se consegue sequer contar o tempo, em anos (contado na classe dos milhares), para que se possa afirmar com clareza, qual a data em que pela primeira vez se pôs um cavalo ou um burro a puxar uma carroça.
1º Automóvel a circular em Portugal da marca Peugeot
Se consideramos a carruagem como um carro, não auto mas móvel, então o museu que oferece a colecção mais antiga de Portugal situa-se na Praça Afonso de Albuquerque 1300-044 LISBOA. “Criado por iniciativa da Rainha D. Amélia de Orleãns e Bragança, mulher do rei D. Carlos I, o Museu dos Coches Reais como então se chamava, foi inaugurado no dia 23 de Maio de 1905” (in: http://www.museudoscoches-ipmuseus.pt)
Antes da realeza ou da nobreza os usarem, já os romanos e antes os egípcios, gregos… se deslocavam em carruagens que hoje poderiam hipoteticamente ser comparadas aos “Coupé de alta velocidade”, saídos de fábrica para competir em pista ao gozo dos seus elitistas proprietários. Antes disto até, foi inventada a roda de pedra, na concepção que hoje a concebemos, de forma circular mais ou menos cilíndrica (se deitada). Esta nasce no ano de 3200 a.C.
E qual foi o primeiro carro do mundo?
É a pré-história dos carros. Ora todos sabemos que a tecnologia antes de chegar ao cidadão comum é criada e desenvolvida pelo exército para fins militares. Aconteceu com a internet, aconteceu com a cartografia, com as comunicações via rádio… Daí surgem as vantagens bélicas e estratégicas de combate e defesa.
O primeiro carro do mundo, não automóvel, mas carro, foi criado pelas forças militares de Kish, uma cidade localizada na Antiga Mesopotâmia, em 5500 a.C. “Não tinha” rodas mas uma espécie de esferas que proporcionavam “quase” o mesmo efeito.

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